O dia-a-dia de uma agência de marketing é totalmente dedicado às marcas. Destinamos o nosso tempo, a nossa criatividade e o nosso esforço de promoção aos nossos clientes, colocando-os acima de todas as prioridades como deve ser sempre. E por vezes não nos apercebemos de que também somos uma marca que precisa de ser acarinhada, promovida e motivada a crescer e continuar a conquistar.

Comunicar uma agência enquanto agência e marca, com personalidade própria, é quase tão importante como cumprir os objectivos definidos para cada cliente. Envolve saber em que plataformas estar e comunicar, em meio digital e não só, e comunicar não apenas para fora da empresa como internamente, para os colaboradores, de forma cuidada e objectiva.

É importante entender as possibilidades e os propósitos de cada plataforma na comunicação da agência. Em meio digital, as diferentes redes sociais têm objectivos bastante distintos: enquanto o Instagram é uma plataforma muito visual, o LinkedIn é mais dedicado a conteúdos institucionais e o Facebook, entre os dois, consegue ser mais abrangente e ter um pouco de tudo. Já o website deve conter toda a informação necessária sobre a agência, portfólio, oportunidades de colaboração e contactos, entre outros conteúdos considerados relevantes (por exemplo, blog).

Fundamental é, ao comunicar, manter a coerência na diversidade de conteúdos e na frequência de actualização das redes digitais. Uma agência de marketing, pela necessidade de estar sempre em cima dos acontecimentos e preparada para se adaptar às novidades dos vários mercados, deve mostrar-se na linha da frente de todas as inovações – a começar pela forma como se comunica a si mesma.

E porque é assim tão necessário comunicar enquanto agência?

Em primeiro lugar, porque é muito importante dar a conhecer o nosso trabalho. Por mais experiência que uma empresa tenha, nem sempre é possível sobreviver, nos dias de hoje, através do passa-palavra. É preciso comunicar os clientes actuais e anteriores, os trabalhos realizados e os resultados obtidos para mostrar o know-how de uma agência e a sua capacidade de cumprir e surpreender no futuro.

Esta comunicação em torno das marcas trabalhadas aproxima-nos também dos clientes, promovendo-os através da nossa própria promoção. Permite-nos estreitar a relação de colaboração e, em simultâneo, mostrar a confiança que têm em nós e no nosso trabalho.

É ainda importante comunicar a marca “agência” para mostrar a futuros clientes, colaboradores e parceiros de negócio a personalidade da nossa marca. Quem somos, como é o nosso dia-a-dia, como nos orgulhamos de trabalhar as marcas com as quais nos identificamos. Como somos abertos a novas ideias, como gostamos de desafios e como estamos sempre prontos a contribuir de alguma forma para uma parceria de sucesso. O que faz de nós A agência e não apenas mais uma – é o que temos de procurar comunicar.

Depois existe todo um objectivo de comunicação interna, a partir deste desafio de comunicação externa, que não pode ser ignorado. Comunicar a nossa marca através das pessoas, mostrando o espírito de equipa, momentos de convívio e bastidores e a rotina da vida de escritório (e fora dele quando é caso disso) aproxima-as entre si e da agência da qual vestem a camisola. Ao mesmo tempo, a equipa é envolvida na comunicação e neste objectivo comum, promovendo a partilha e a motivação no dia-a-dia.

Podemos comunicar aproveitando as características da equipa, as efemérides e as tendências de cada momento, os projectos em curso ou passados e outras curiosidades que sejam relevantes. A comunicação no dia-a-dia dependerá certamente de cada agência e da sua personalidade.

O mais importante é, em suma, ter a consciência de que, enquanto agência, também somos uma marca que tem de ser comunicada com precisão e que não deve ser descurada.

Raquel Silva (Community Manager Dig It)