O processo de internacionalização de uma empresa pode ser visto por vários prismas: pelo desafio de explorar o desconhecido de um novo mercado, pela curiosidade de por a teste a sua marca mas também modelo de gestão noutro país e cultura, pela ansiedade de saber se os seus clientes alvo vão perceber e aceitar a sua proposta de valor. Mas também pela capacidade de adaptação e adequação da sua estrutura para um projecto de crescimento e diversificação e pela necessidade de conhecer e ter o mínimo de desgaste possível com todos os passos que o processo implica.

Para as empresas que hoje estão a começar este caminho o entusiasmo inicial pode rapidamente transformar-se em frustração e em enormes contratempos que no limite podem afectar a sua actividade actual.

Vou por isso focar-me na primeira fase deste processo: a Preparação.

Este primeiro passo é obviamente essencial para que o seu investimento em tempo e dinheiro seja o mais eficiente possível e conduza ao sucesso.

O que sugiro para esta fase:

  • Pergunte-se se as suas razões para a internacionalização são as certas? O seu negócio actual é maduro e faz sentido diversificar em outros mercados? As suas razões para internacionalizar são profissionais ou pessoais?
  • Conheça-se a si próprio: faça uma radiografia do seu momento actual e perceba quais são os seus pontos fortes e fracos e as suas vantagens competitivas face à concorrência.
  • Faça uma lista dos seus mercados alvo. Que tipo de mercado procura? Em que estado de maturidade? De que dimensão? Com mais ou menos afinidades culturais? Que países existem nestas condições?
  • Faça uma shortlist destes países estudando em detalhe as condições económicas, políticas, logísticas, sócio/culturais.
  • Feita a shortlist valide se aquilo que o distingue noutros mercados também jogará a seu favor no seu destino alvo. Faça uma análise detalhada das condições de mercado e da concorrência que previsivelmente vai encontrar.
  • Defina que tipo de parceiros locais vai necessitar e trace o seu perfil.
  • Se possível visite todos os países da sua shortlist. O ideal é mesmo participar em feiras ou congressos de negócios. Valide os seus pressupostos e compare os prós e contras de cada uma das opções. Identifique potenciais parceiros.

Concluído este processo já deverá estar em condições de tomar uma decisão sobre o destino que quer dar ao seu processo de internacionalização.

Segue-se o planeamento….

Bernardo Alegra (Managing Partner On Spot Net)