A <dig>it trabalha com a Heineken – cervejeira holandesa presente em 192 países  – desde Maio de 2017 na concretização de um Messenger ChatBot. A aposta neste dispositivo de inteligência artificial espelha o objectivo pretendido pela marca em tornar-se líder em comunicação mobile first, com uma relação cada vez mais próxima com os seus fãs e clientes.

O Messenger ChatBot é um mecanismo eficiente na gestão do relacionamento e atendimento dos clientes de uma marca. Seja num projecto específico ou pontual, seja na comunicação digital diária com os clientes. Com um correcto levantamento de perguntas frequentes e através da utilização de tags e palavras-chave, a resposta mais ajustada é encontrada pela plataforma. A rapidez de resposta, aliada a uma correta identificação da questão, torna a comunicação mais ágil entre ambos.

Tendo como parceiro a Visor.ai, a empresa responsável pelo desenvolvimento tecnológico do Messenger ChatBot, a <dig>it coordenou, até ao momento, dois projetos de activação com a Heineken. À <dig>it coube delinear a estrutura do Bot para os projetos, criação do copy para as respostas de interacção do Bot com os clientes, a gestão diária da conversação, o lançamento de desafios regulares e a identificação dos vencedores dos prémios em stock.

O primeiro projeto, lançado em Maio de 2017, contou com a atribuição de bilhetes para o festival de música NOS Alive, mediante desafios lançados aos participantes e atribuição de pontos consoante as compras de packs de cerveja Heineken.

O segundo projeto iniciou-se a Setembro de 2017, com a promoção Heineken Partilha a Emoção: UEFA Champions League, com oferta de bilhetes para jogos em casa das equipas portuguesas presentes na UEFA Champions League e merchandising Heineken e UEFA Champions League. O método de obtenção de pontos foi o já usado na primeira activação. O lançamento de desafios de forma regular proporcionou o engagement dos utilizadores do Bot.

Os resultados da utilização do Messenger ChatBot foram ao encontro da estratégia digital da Heineken, tanto a nível de interacção como na agilização do processo de comunicação numa activação digital específica. Em termos de interacção, a activação NOS Alive conseguiu 4,3 mil utilizadores únicos; na activação Heineken Partilha a Emoção: UEFA Champions League, além dos utilizadores que já tinham participado, alcançou-se 1,7 mil novos utilizadores únicos.