Comunicar de forma consistente e eficiente uma marca, nos tempos que correm, não é tarefa fácil. Como consumidores ou clientes já não nos deixamos levar pela linguagem publicitária ou pelo ímpeto comercial das marcas. Preferimos conhecê-la melhor e procuramos cada vez mais um marketing de conteúdo, focado na qualidade, que nos ofereça uma experiência nova e diferenciadora.

É nesta necessidade das marcas que entra o marketing de conteúdo, ou seja, a criação de conteúdos – em particular no marketing digital, de redes sociais, websites e blogs – relevantes e valiosos para os consumidores, que apoiem as marcas na atracção de novos fãs e na retenção da sua comunidade.

O que o público procura no marketing digital mudou radicalmente nos últimos anos e é a esta realidade que as marcas têm de se adaptar. Até pelas vantagens que aposta no conteúdo como rei lhes oferece a médio e longo prazo: não se trata de uma técnica de marketing passageira, mas sim uma forma coerente e credível de ganhar a confiança e a lealdade dos consumidores, com resultados palpáveis de interacção.

É muito ténue a linha que separa a comunicação directa e publicitária de uma boa estratégia de conteúdo, indirecta e não invasiva. Apostar no marketing de conteúdo tem, por isso, de ser algo reflectido e planeado. É importante oferecer conteúdos valiosos que respondam às necessidades do público-alvo de cada marca, com os quais este se possa identificar e que se tornem memoráveis de certa forma.

Criar conteúdos para redes sociais ou websites / blogs (textos, imagens ou vídeos) envolve a humanização da marca perante a sua audiência e a atribuição de uma voz forte à sua personalidade. Torna-a mais próxima, autêntica, transparente, entendida e sobretudo conselheira deste seu público. Este, idealmente, tornar-se-á um seguidor fiel das ideias, das dicas, das inspirações e dos ensinamentos transmitidos pela marca.

O marketing de conteúdo ajuda a criar laços com a comunidade de uma forma efectiva, como se a marca fosse uma amiga próxima que partilha com os seus amigos conselhos, dicas e segredos que estes consideram relevantes. Por um lado gera notoriedade de uma forma muito forte e subtil. Por outro, reforça o posicionamento da marca (onde esta quer estar e o que quer ser) e fideliza a sua comunidade como poucas outras estratégias conseguem.

Numa era em que todos podemos ser contadores de histórias e gostamos que a nossa voz seja ouvida nas plataformas digitais, faz todo o sentido apostar numa estratégia de conteúdo que eleve as marcas a um outro patamar de relevância para os consumidores.

Sendo uma estratégia alicerçada numa linguagem mais jornalística, não deve ser vista como um disfarce para cativar os consumidores de forma mascarada. Pode e deve permitir a uma marca, que tem sempre intenções comerciais, ser vista como especialista no seu sector, contar histórias e partilhar conteúdos essenciais.

Uma estratégia integrada de conteúdos parte da criação de canais próprios em que a marca possa comunicar em torno dos seus produtos ou serviços, com plena noção do público para o qual está a comunicar, procurando oferecer uma experiência duradoura e única em cada conteúdo partilhado, que transforme de forma positiva as pessoas impactadas.

Raquel Silva (Community Manager Dig It)